segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Voltemos a aprender com O Mestre!

Como criadora do blog, esta é a primeira vez que posto algo de minha autoria. A princípio o objetivo desse blog era ser um meio de divulgação de alguns assuntos polêmicos no que se refere a fé, moral, bioética e coisas semelhantes... porém, à medida que o tempo foi passando vi que a apologética é importante, digamos que indispensável, mas não pode ocupar o lugar do essencial! Na minha opinião este tem se tornado um dos maiores problemas não só no catolicismo mas no cristianismo como um todo: a religião tem sido idolatrada e Deus tem sido posto de lado! Temos perdido a essência do amor a Deus!

A preocupação da maioria do cristão de hoje em dia se resume a competições baratas, disputas por número de fiéis e de conversões, temos nos preocupado demais com números e reportagens de revistas a respeito de nossa Igreja, temos nos dedicado demais a aprender para "defender a religião", e na maioria das vezes o essencial tem sido posto de lado!

Acho de extrema e indispensável importância que nosso povo se forme, aprenda sobre Deus, sobre a Bíblia, sobre Igreja, como já nos disse o Senhor: “... meu povo se perde por falta de conhecimento" (Oséias 4,6). Não se ama aquilo que não se conhece, só passei a amar a Igreja quando eu a conheci a fundo. Mas, irmãos... não deixemos que a sede do conhecimento tome o lugar da verdadeira Sabedoria, da Sabedoria Encarnada, do próprio Jesus, o verbo de Deus... Ele está acima de qualquer coisa, Ele está acima da religião... Ele é a Verdade, em nome de Jesus não procuremos esta verdade em outros lugares a não ser nEle!

Sinto que falta em nós, cristãos da modernidade, católicos do século XXI, sinto que falta a MÍSTICA, a mística que envolveu os santos, a mística de Francisco, Clara, Gemma, Antônio, Maria Vianney, Padre Pio... Temos que voltar a aprender direto do Mestre: "aprendei de mim que sou ou manso e humilde de coração" (Mt. 11.29). Deixemos um pouquinho de lado os livros, os mapas, os dicionários, as tantas diferentes traduções de Bíblias e nos recostemos no peito de Jesus! Aprendamos com Ele, ouvindo direto do seu coração! Sinto falta de intimidade e da humildade que habitava o coração dos santos... sinto falta do Amor que abrasava o coração de Santa Terezinha, da radicalidade simples e sincera de São Francisco, do abandono e confiança insondáveis de São João Maria Vianney, do fervor eucarístico de São padre Pio... sinto falta em mim de todas essas coisas!

Como nos ensinou nosso amado Francisco de Assis: “o testemunho prega mais que qualquer palavra!”. Que nossa intimidade com Deus se reflita em nós de tal maneira que toda essa apologética que tanto nos dedicamos seja quase que desnecessária! Voltemos aos braços de Jesus... bebamos da fonte!

Que os encantos do caminho não prendam a nossa visão à ponto de esquecermos onde temos que chegar!

Fraternalmente,

Tamires Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário